quinta-feira, 25 de março de 2010

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA E. E. B. SÃO JOSÉ

Em 1952, as Irmãs Salvatorianas construíram, no lugar em que hoje é o Pavilhão da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus de Herval d´Oeste, dois pavilhões de madeira, em que se instalou o Educandário São José, Internato.
Em 1959, as Irmãs catequistas Franciscanas estabeleceram-se nas dependências do Educandário São José, assumindo a direção do estabelecimento e dedicaram-se à formação de jovens para a vida religiosa. Além do Ensino Primário, fundaram o Jardim de Infância Santo Anjo da Guarda.
Em 1960, pelo Decreto nº 951, foi autorizado o Ensino Normal Regional São José. Em 1961, pelo Decreto nº 37, ficou criado o Grupo Escolar Professora Antonieta de Barros.
No ano de 1967, com a inauguração do prédio São José, o Educandário São José foi transferido para este local e a instalação antiga foi demolida.
Em 1967, iniciou o Curso Normal 2º Grau, anexo ao Colégio Celso Ramos de Joaçaba e, em 1969, pelo Decreto nº 7.678, foi criado o curso Normal “Governador Ivo Silveira” de Herval d´Oeste. Em 1970, o Grupo Escolar Professora Antonieta de Barros e o Ginásio Normal São José, passaram a pertencer ao governo do estado.
No ano 1971, com o novo sistema de ensino, foram integrados o Grupo Escolar professora Antonieta de Barros e o Ginásio Normal São José em Escola Básica Professora Antonieta de Barros, pelo Decreto nº 336. Em 1983, pelo Decreto nº 19.191, a Escola Básica Antonieta de Barros e o Colégio Normal Ivo Silveira, foram unificados.
Pela portaria nº 120, em 1984, foi autorizado o funcionamento dos estudos adicionais de
Pré Escolar no curso de magistério. No ano de 1987, foi autorizado o funcionamento do Curso de 2º Grau – educação geral – através do Parecer 198/87. Em 31 de agosto de 1987, amparado pela Lei nº 4394, de 20 de novembro de 1969, e Portaria E/SE nº 247, de 31 de agosto de 1987, foi autorizado o funcionamento do Pré-escolar no Colégio Governador Ivo Silveira.
Em 1989, passou a denominar-se Colégio Estadual São José por meio do Decreto nº 3.451, de 20 de junho de 1989. A partir de 14 de junho de 2000, pela publicação da Portaria E/017 SED de 23 de março de 2000, ficou alterada a identificação do estabelecimento de ensino de Colégio Estadual São José para Escola de Educação Básica São José.
No ano de 2000, com o reordenamento, a EEB São José deixa de oferecer o curso de Ensino Médio – educação geral, permanecendo o Ensino Médio com habilitação para o Magistério – Séries Iniciais e Educação Infantil.
A partir do ano de 2009, com a municipalização da Educação Infantil, a EEB São José deixa de oferecer esta área de ensino, permanecendo com o Ensino Fundamental – séries iniciais e séries finais, Ensino Médio com habilitação para o Magistério.

sexta-feira, 19 de março de 2010

SÃO JOSÉ - EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA


Durante dez anos o projeto "Reciclar é Pensar no Futuro", ensinou os alunos da E. E. Básica São José a entender e respeitar a natureza. Durante dez anos, defendemos que, a forma correta de lidar com a natureza e com o lixo da cidade de Herval d´Oeste, é realizar a COLETA SELETIVA DO LIXO e a posterior reciclagem deste material. Hoje o lixo de Joaçaba, Luzerna e Herval d´Oeste é depositado no aterro na cidade de Erval Velho. Toneladas de plástico, lata, pepelão e material orgânico são simplesmente enterrados.
Agora, as prefeituras, pressionadas pelo governo federal, foram obrigadas a lançar os seus planos de saneamento básico, onde são as questões da água, do esgoto e do lixo. Para os dois primeiros itens existe proposta concreta, para o lixo não existe nada além do aterro. A coleta seletiva do lixo já é uma prática corrente em plenamente viável e ecologicamente correta. Alterar esta realidade necessita da participação de todos, é uma prática sócio educativa e de pressão sobre os poderes públicos, que o projeto "Reciclar é Pensar no Futuro" se propõe a defender. Para tanto precisa de seu apoio.

NÃO AO ATERRO!

PELA COLETA SELETIVA DO LIXO JÁ!